O anúncio foi feito pelo Diretor de estratégia de tecnologia, Keiji Ohtsu, que garantiu que a nova transmissão será usada em carros com tração dianteira em substituição ao atual automático de seis velocidades, atualmente combinado com o motor V6 3.5 em carros da Honda e da Acura, como a Odyssey e o RLX, respectivamente.
Honda Odyssey
Acura RLX
Segundo Ohtsu, a nova transmissão é criação da própria Honda e “tem quase o mesmo tamanho da transmissão de seis velocidades, o que a tornará compatível com um grande número de modelos no futuro” e prometeu uma caixa automática de 10 marchas para um futuro próximo.. As trocas também seriam 30% mais rápidas e a nova transmissão tornaria os carros 14% mais ágeis e 6% mais econômicos.
Concorrência:
Ford e Chevrolet trabalham numa transmissão automática com o mesmo número de relações, sem prazo de lançamento.
A Volkswagen optou por desistir do desenvolvimento e produção de versão do câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem, com dez velocidades. O projeto chegou a ser apresentado pela marca no Simpósio de Viena de 2013, mas se tornou extremamente dispendioso e complexo para ser produzido.
Segundo a Volkswagen, a transmissão teria várias aplicações, sendo possível implementá-lo em carros com motor transversal e longitudinal, além de tração dianteira ou traseira. Ela aguentaria até 55kgfm de torque e seria peça chave na linha da empresa para atender às especificações de emissões e consumo cada vez mais rígidas.
Mais conhecidos no mercado encontrado em automóveis são caixas de nove velocidades, como a transmissão da ZF que equipa os Land Rover, Jaguar e Jeep Renegade. Já a Mercedes desenvolveu a sua própria transmissão, denominada 9G-Tronic.
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