1 – O primeiro abastecimento deve ser com gasolina: MITO
Embora muitos vendedores ainda deem essa recomendação, ela não é verdadeira. O carro pode rodar com qualquer proporção entre álcool e gasolina desde 0km. “O software da ECU (Unidade de Controle do Motor) se incumbirá, por meio do sinal da sonda lambda (ou sensor de oxigênio), de identificar o combustível que está sendo utilizado”, afirma Martin Leder, chefe de engenharia avançada da divisão Sistemas de Gasolina da Bosch.
2 – Posso misturar os combustíveis: VERDADE
O motorista não precisa se preocupar em usar o que está no tanque até o fim antes de abastecer. “Ele tem total liberdade para escolher qualquer combustível, etanol ou gasolina ou a mistura dos dois, sem nenhuma restrição, qualquer que seja o conteúdo no tanque”, orienta Gino Montanari, diretor de Magneti Marelli Powertrain.
3 – Motor flex vicia num combustível: MITO
Se você abastece sempre com o mesmo tipo de combustível, pode adotar um diferente a qualquer momento. “O sistema se incumbe de identificar o combustível do tanque e fazer os devidos ajustes nos parâmetros (quantidade de combustível injetado, ângulo de ignição, rotação de marcha lenta, entre outros)”, destaca Leder. Alguns fabricantes recomendam rodar pelo menos 10 minutos antes de desligar o carro após abastecer para que o sistema possa fazer essa leitura.
4 - É preciso fazer rodízio dos combustíveis: MITO
Uma vez que o motor é projetado para rodar com qualquer proporção entre gasolina e álcool, não é preciso fazer rodízio entre eles.
5 – Gasolina rende mais: VERDADE
Basta olhar os números de consumo para comprovar que a gasolina rende mais, gerando maior autonomia. “Devido às propriedades químicas da gasolina, sua relação estequiométrica (ar-combustível) faz com que o motor consuma uma média de 30% menos quando comparado ao etanol”, afirma Leder. Por outro lado, o álcool permite ao motor desenvolver uma potência maior. “O etanol tem propriedades antidetonantes melhores do que a gasolina, o que favorece o aumento do avanço de ignição, gerando mais potência no motor”, completa.
6 – Motores flex duram mais: MITO
“Os motores flex são desenvolvidos para durarem o mesmo que os motores monocombustíveis, ou seja, não há diferença na durabilidade entre eles”, aponta Leder. “A durabilidade será a mesma qualquer que seja o combustível utilizado”, completa Montanari.
7 – Motor flex não funciona bem no frio: MITO
Como qualquer carro a álcool, a partida em dias mais frios é dificultada se o carro estiver abastecido 100% com esse combustível. “O funcionamento do motor com etanol a frio é mais complicado porque ele tem menor volatilidade que a gasolina e isso dificulta a formação da mistura ar-combustível”, diz Montanari.
Por isso, os primeiros modelos flex adotavam um tanque auxiliar que permitia ao sistema injetar um pouco de gasolina, facilitando a partida enquanto o álcool ainda não estivesse na temperatura adequada. Hoje, os modelos novos adotam um sistema que pré-aquece o álcool, dispensando o tanque auxiliar. “A Bosch desenvolveu e colocou em série, desde 2009, o sistema FlexStart, que aquece o etanol e melhora a partida e a dirigibilidade a frio do veículo”, diz Leder.
8- Há dois tanques, um para a gasolina e outro para o álcool: MITO
Os veículos têm apenas um tanque principal, que pode ser abastecido tanto com etanol quanto com gasolina. “A maioria dos veículos flex tem um segundo pequeno tanque, abastecido com gasolina, que serve apenas para a partida a frio”, completa Montanari.
9 – Motor flex tem desempenho inferior: VERDADE
O motor flex trabalha com uma taxa de compressão diferente de um motor monocombustível. Isso ocorre porque ele precisa usar uma taxa intermediária para se adequar tanto à gasolina (taxa menor) quanto ao álcool (taxa maior). Se o motor usa apenas um tipo, ele pode adotar a taxa ideal para um combustível específico, gerando melhores resultados em potência, consumo e autonomia. “O motor flex é o resultado de um compromisso: obter o máximo de desempenho com qualquer combustível. Quando o motor é desenvolvido apenas para um único combustível, apresenta um desempenho melhor, porém não existe a opção de abastecer com outro tipo de combustível”, ressalta Montanari.
10 – Motores flex exigem cuidados especiais: MITO
A manutenção de um motor flex é a mesma de um motor monocombustível. Ou seja, as revisões devem ser feitas nos mesmos prazos, seguindo as orientações do fabricante. E não caia na conversa de lubrificantes e peças específicas para os flex. “Os motores flex exigem cuidados normais como qualquer outro motor. O que acontece é que cada montadora recomenda lubrificantes específicos para seus motores”, orienta Montanari.
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