1 – Troca de óleo – A troca de óleo é rápida e fácil de ser feita. Não vale colocar a culpa na falta de tempo. Além de facilitar o movimento interno das peças, o lubrificante limpa o motor. Ele retira os microscópicos fragmentos metálicos gerados do contato entre as peças por ele lubrificadas. Por isso, o óleo precisa sempre estar em dia. A troca dentro dos prazos estabelecidos pelas montadoras é fundamental, geralmente entre 10 mil quilômetros ou seis meses. E substitua sempre por um produto com as mesmas especificações. Cada motor tem um lubrificante apropriado. Na dúvida, consulte o manual do veículo.
2 – Aditivada sempre – Use sempre gasolina aditivada. Ela é composta por aditivos que ajudam na limpeza interna das partes móveis do motor e nos bicos injetores. Assim, sem os resíduos, a queima de ar e combustível na câmara de combustão será perfeita. A gasolina comum não tem esses aditivos.
4 – Água do radiador – Parece uma coisa banal, mas olhar o nível correto da água do radiador é fundamental para o bom funcionamento do motor e sua consequente durabilidade. O nível no reservatório deve estar sempre entre o mínimo e o máximo ao ser verificado com o motor frio. Nem mais, nem menos. Nunca encha além do máximo. O nível errado pode levar o motor ao superaquecimento. Isso você mesmo pode fazer antes de sair de casa. Também é fundamental trocar o aditivo do radiador a cada 10 mil quilômetros. Ele é recomendado pelas montadoras e faz a limpeza do sistema de arrefecimento.3 – Filtros – Troque dentro dos prazos estabelecidos pela montadora os filtros de ar, de óleo e de combustível. Todos evitam a entrada de impurezas no motor. O de óleo deve sempre ser trocado no mesmo momento do lubrificante. O de combustível e o de ar, em média, a cada 10 mil quilômetros (pode variar de modelo para modelo). Todos também são fáceis, rápidos e baratos de serem trocados.
5 –Troca de marchas – Uma dica simples para evitar o desgaste do motor é fazer corretamente a troca de marchas. Evite aquela esticada na hora de cambiar. Faça as trocas suavemente. Os manuais dos carros trazem a velocidade certa para as trocas, caso você tenha dúvida.
6 – Aceleradas – Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor. Parado, não fique acelerando. Também não acelere na hora da partida e quando for desligar o motor. No momento da arrancada, pise no acelerador somente o necessário. O conta-giros dos carros pode ajudar muito.
6 – Aceleradas – Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor. Parado, não fique acelerando. Também não acelere na hora da partida e quando for desligar o motor. No momento da arrancada, pise no acelerador somente o necessário. O conta-giros dos carros pode ajudar muito.
7 – Amaciamento – Carros novos ainda precisam de um período inicial de amaciamento. Pelo menos até os 3 mil quilômetros evite passar da velocidade recomendada pelo fabricante , tenha mais cautela nas aceleradas bruscas e não passe das 5.000 rotações por minuto. Outra dica é esperar por cerca de cinco minutos o carro aquecer nos primeiros 1 mil quilômetros. Esses cuidados no início podem influenciar na vida útil do motor do seu veículo.
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